Sobre

O Mapa dos Conflitos é um projeto da Agência Pública de Jornalismo Investigativo em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) que, por meio de análise inédita de dados, investiga as ocorrências de conflitos no campo na Amazônia Legal na última década (2011-2020).

Neste especial, foram analisados os conflitos no campo em comparação aos dados públicos relacionados a outras temáticas socioambientais como desmatamento, queimadas, mineração, água, agrotóxicos, violência e desigualdade.

Essas ocorrências de conflitos no campo são informações coletadas e trazidas ao público anualmente nos relatórios de Conflitos no Campo da CPT, ação pastoral da Igreja Católica e única entidade a realizar tão ampla pesquisa sobre os conflitos no campo em âmbito nacional.

A definição de conflitos no campo se refere às ações de resistência e enfrentamento que ocorrem em diferentes contextos sociais no âmbito rural, envolvendo a luta pela terra, água e direitos e pelos meios de trabalho ou produção. Esses conflitos se dão entre classes sociais, entre os trabalhadores ou por causa da ausência ou da má gestão de políticas públicas.

Com esse trabalho de décadas formou-se um dos mais importantes acervos documentais sobre as lutas pela terra-território e formas de resistência dos trabalhadores e trabalhadoras da terra, das águas e das florestas, bem como sobre a defesa e conquista de direitos.

Já a Pública é a primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do Brasil e foi criada por repórteres mulheres em 2011. Nossas reportagens investigativas são pautadas pelo interesse público e feitas com base na rigorosa apuração dos fatos e na defesa intransigente dos direitos humanos. Em reconhecimento a esse trabalho, é a agência de notícias mais premiada no Brasil de acordo com o ranking da Jornalistas & Cia.

Há 11 anos investigamos a questão da propriedade da terra na Amazônia e a resistência dos povos indígenas, ribeirinhos e agricultores familiares contra a espoliação e a expulsão das comunidades de seu território.

O Mapa dos Conflitos faz parte do especial “Amazônia sem lei”, que investiga a violência relacionada à regularização fundiária, à demarcação de terras e à reforma agrária na Amazônia Legal e no Cerrado.

Contato:

informações via formulário

e-mail: redação@apublica.org